Voltar

Ser elegante sem sofrer com o calor é possível para noivos

Ser elegante sem sofrer com o calor é possível para noivos

Uma das primeiras preocupações do noivo referentes ao dia do casamento é: vai fazer aquele calor de rachar mamona?

As noivas ainda possuem uma ampla variedade de vestimentas que se adaptam a qualquer clima e a qualquer ambiente, como vimos isso no post “Qual o vestido de noiva ideal para os dias quentes da Bahia?”. Somam-se a isso os mais diversos truques infalíveis.

Agora, os noivos precisam se adequar ao horário e também ao ambiente. Um desafio extra é deixar a noiva ou pessoas próximas palpitarem e assim ficar na mesmice com coletes, abotoadouras, gravatas e tecidos mais grosso.

Assim como a maquiagem borrada da noiva ou não feita com todo o cuidado que a ocasião merece, um noivo encharcado de suor e passando mal e desmaiando deve ser evitado ao extremo. Deixam as fotos sem aquele brilho esperado (o único brilho é o suor).

Para evitar essa situação bastante embaraçosa, a dica da Petúnia Noivas é deixar de lado essa mesmice rigorosa. Para cerimônias mais tradicionais, que exigem o social completo, deve-se escolher roupas mais frescas, ternos mais finos, camisas de 100% algodão, gravatas slim e sapatos arejados. Aliás, sapatos discutiremos mais abaixo.

Já para cerimônias de traje esporte fino, que tal ousar um pouco mais, dobrando um pouco a manga da camisa?

Ou ainda mais além: traje mais “retro”, com gravatas borboletas e suspensórios. Confortável e dá um toque de descontração, ainda que não seja a realidade do momento para o noivo.

E quem vai casar na praia?

Não só na Bahia, mas em tantos outros Estados do Brasil o casamento na praia tem conquistado adeptos. Nessa ocasião, tudo pode ficar mais simples.

Uma bata bem ajustada com calça de sarja ou até mesmo bermuda. Sim, bermuda. Tem casamento mais descontraído do que em uma praia? Gravata pode ser retirada da lista.

E o calçado se torna opcional. Quem não quer se casar com os pés na areia da praia? Já está lá, não é mesmo?

Entretanto há opções de sapatos arejados, sandálias ou chinelos.

Ah, as cores!

Outra dica importante para amenizar o clima abafado é utilizar ternos de cores claras. Algo como bege, cinza ou até algodão cru.

Um terno branco para combinar com o vestido da noiva não pode ser desconsiderado.

E os sapatos dos noivos?

Além de confortável, precisa ser elegante e combinar com o traje e estilo do casamento.

As noivas ainda podem retirar o sapato e dançar de chinelos ou descalça, enquanto os noivos usam os sapatos da hora que sai para a Igreja ou qualquer outro local onde ocorrerá a celebração até o final da festa.

Para casamentos tradicionais, uma boa pedida é o modelo de amarrar, clássico e de qualidade. Sempre 100% couro até no solado e salto de madeira e poucos apliques, elegante e discreto.

Para cerimônia durante o dia deve-se optar por modelos com menos brilho, como o derby e o oxford.

Já para o período noturno, os sapatos do noivo podem ser envernizados.

A cor do sapato

Para um visual clássico: para ternos e fraques pretos ou em tons escuros, sapatos escuros, preferencialmente pretos.

Já para os trajes em tons mais claros de bege, marrom ou marfim, sapatos marrons. Calçados brancos somente com roupas brancas para combinar com o vestido da noiva.

Para os mais despojados dá para arriscar, ainda que não aconselhável, cores menos usuais, como vermelhos, vinho, cinza, ou azul. As meias devem combinam com a cor da calça.

Alternativos e despojados

Para ambientes mais descontraídos, como a já citada praia, há modelos feitos em camurça, docksides, mocassins e até sapatênis.

E você já escolheu o seu traje completo, incluindo sapatos?

Procure a equipe da Petúnia Noivas e garanta tudo o que precisa.